Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pensamentos, curativos e hidratação.


Nossa,quanto tempo não escrevo aqui!

Mais uma vez a vida da minha família deu uma reviravolta e pepinos pra resolver não faltam né?

Pensamento do dia pra começar:
 Não julgo quem vai embora quando alguém próximo fica enfermo. Muitas pessoas quando me ouvem falando isso acham insensibilidade, mas não é! Muito pelo contrário. A sensibilidade está justamente em ver e entender o que significa isso tudo. A doença não é só de quem a tem. A doença é de toda a família presente em volta. É muito comum ouvirmos histórias de pessoas que infelizmente não aguentam a situação e vão embora sem olhar para trás. Não as julgo, mesmo. Só quem vive sabe o que eu estou falando.  É difícil, exige muito amor, paciência, carinho e acima de tudo muita esperança, para saber e mentalizar que aquilo tudo é necessário pro pote de ouro! Enfim, só pensamentos. Nunca passou pela minha cabeça ir embora. Sou filha, aliás, sou meu pai cuspida e escarrada fisicamente e 90% mentalmente, com orgulho. Acho que a história muda um pouco quando se fala de companheiro(a), esposa, namorado.




Mudando de assunto, vou falar hoje de um curativo que meu pai usou na parte de pele da perna que foi retirada para o enxerto interno na cirurgia de Rinofaringe.
Após a retirada do enxerto, a parte de pele retirada fica em ferida. ;(

Isso exige a troca de curativos e limpeza do local no mínimo 2x ao dia, com soro e muito cuidado.

Como a parte retirada fica em ferida, gases, algodão e tudo que grude (só pra limpar o soro!) estão terminantemente proibidos.
O curativo que foi usado foi um curativo de malha de acetato de celulose encharcada com uma emulsão especialmente formulada à base de petrolato. Usamos de 2 marcas: ADAPTIC E CURATEC. Gostei mais do CURATEC porque é mais molhadinho e funciona de verdade. Não gruda nada e essa emulsão ainda ajuda na cicatrização.


Eles são vendidos em vários tamanhos em rolo e em curativos avulsos. São caríssimos pra quem tem que usa-los diariamente.


Onde encontrar?

Outra Dica útil é sobre a hidratação da pele que fica extremamente ressecada com a quimioterapia.

Meu pai usa os produtos Cetaphil. Você encontra na maioria das farmácias. É o olho da cara mas como sou meio muambeira, acho tudo mais barato e achei em um site gringo:

O site é o Vitacost. Produtos Cetaphil, cremes hidratantes, sabonetes, loções, tem de tudo. Já comprei por lá e é de confiança. Pra vocês terem uma ideia, um creme hidratante de 295ml custa em torno de R$119,00. O sabonete fica em torno de 35 reais aqui no Brasil. Dá só uma olhadinha na diferença de preços daqui pro site. É de chorar! Mesmo com o frete gringo, ainda assim fica MUITO mais barato. Mas é aquilo, demora 30 a 40 dias pra chegar.
Vale a pena. A pele do meu pai fica Mara!

Pros lábios ele usa a barrinha hidratante da Nívea (pra não falar batom, vai que ele lê esse blog um dia?) ou Bepantol Derm que é maravilhoso também.


Ás vezes pode parecer cuidados demais, mas são cuidados que geram uma qualidade de vida ao paciente.Muitas pessoas infelizmente não podem comprar certos produtos, mas a gente vai se adaptando com o que pode, assim como nós. Quem dera que eu pudesse comprar tudo que eu vejo pra melhorar a qualidade de vida do meu pai! Sonho!  Isso é o mais importante. ;)




Um comentário:

Reca disse...

Cetaphil é vida...